Em Busca da Felicidade II

Dando seguimento ao assunto da coluna anterior, é necessário tratar com mais profundidade o tema felicidade e sua relação com o bom aproveitamento do tempo livre. Eu sei que muitas portas foram abertas e levaria algum tempo para fechar todas. Mas vamos fazer o que é possível hoje.

Sim, o tempo livre é uma novidade muito apreciada. As cidades estão vazias. Aqueles que puderam, deixaram suas residências rumo ao litoral ou ao interior. O trânsito e os eventuais desconfortos são solenemente ignorados por aqueles que buscam aproveitar ao máximo o feriado de carnaval.

A TV mostra multidões de pessoas dançando e cantando. Transparecem a alegria e, por que não dizer, a felicidade.

No entanto, há uma conhecida pesquisa envolvendo jovens universitários que trato de reproduzir aqui. Algumas questões foram apresentadas a um grupo deles. Dois grupos foram destacados para apurar seu grau de satisfação com a vida: o grupo dos estudiosos (que gastavam parte de seu tempo livre com estudos e leituras) e o grupo dos extrovertidos (que gastava seu tempo livre em festas e compras).

Pois bem, para os dois grupos em destaque os extrovertidos eram tidos por mais satisfeitos com a vida. Ou seja, ambos os grupos, os extrovertidos e os estudiosos, achavam que os extrovertidos eram os mais satisfeitos com a vida.

Mas o questionário com perguntas sobre a satisfação com a vida acabou indicando que os estudiosos eram menos ansiosos, mais seguros de si, mais capazes de vencer desafios e, se é que é possível medir isso, mais felizes.

Isto não quer dizer que as pessoas devam tomar um caminho em especial ou que devam deixar de praticar atividades de fácil execução ou de fácil consumo. Sim, são resultados intrigantes e inesperados, mas o tema ainda demandará maior aprofundamento.

Como não pretendo fazer nenhuma citação neste texto, no próximo post analiso um pouco essas experiências à luz da filosofia.

Gustavo Theodoro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s