O Valor do Amanhã

A morte de Eduardo Campos nos faz lembrar da importância do acaso em nossas vidas, sempre tão subestimado diante da predominante ideia do livre arbítrio. E cria um vazio que será rapidamente preenchido. Mas o momento é antes de falar do vazio do que se sua sucessão.

Eu acompanho política com dedicação e interesse. Estava estudando a gestão de Eduardo Campos e inventariando seus sucessos e fracassos. Para mim, morreu mais do que um distante político que agora se aventurava nacionalmente. Foi-se um conhecido, alguém com quem passei a conviver, ainda que à distância e como expectador, desde o anúncio de sua união política com Marina Silva.

Com seu jeito suave de atuar, atenuava o clima de rivalidade de times de futebol que migrou para a política. Não se sabe que legado herdaremos e nem estou preocupado com isso no momento. Mas espero que parte do discurso político que parecia surgir não desapareça com sua morte.

É comum que assessores de líderes políticos os preparem para o inesperado. Maquiavel foi o primeiro a escrever sobre a fortuna (sorte) e sua importância na vida política do Príncipe. Mas neste momento é de Proudhon que me lembro: a fecundidade do inesperado excede de longe a prudência do estadista.

E o inesperado entrou mais uma vez no caminho do Brasil. Em 1985, foi Tancredo Neves, avô de Aécio Neves, que nos faltou no momento de sua posse. Agora, é Eduardo Campos, adversário de Aécio Neves, que desaparece deste mundo. Em 1985, as consequências foram terríveis. José Sarney assumiu a Presidência e o cansaço com a política nos levou a Fernando Collor. Cansaço parecido com o que observo atualmente. Mas o dia é de luto e tristeza. Tratemos do futuro no futuro. Pois o valor do amanhã de hoje está menor do que o valor do amanhã de ontem.

Sei que Swift, com sua inconfundível verve, dizia nunca ter conhecido homem algum em minha vida incapaz de suportar os infortúnios de outros perfeitamente. É verdade que suportamos, mas não sei se continuamos do mesmo tamanho.

Gustavo Theodoro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s