Melhores Filmes 2014

Ateraffen

Final de ano é época de coletar as experiências do ano, escolher as melhores, para que possamos então voltar nossa atenção para o futuro. Desde Alta Fidelidade, esse período de listas me remete àquele filme e à descontração que isso exige. Pois é impossível comparar um filme argentino com um filme com a assinatura da Marvel.

É certo que o cinema perdeu muito de sua relevância nos últimos anos. Poucos filmes são realmente importantes e imperdíveis. E cada ano que passa parece haver menos que provoquem o cenário cultural. No entanto, permiti-me reunir alguns filmes de que gostei, ainda que nem todos tenham sido referendados pelos críticos. Vamos a eles:

9- Sob a Pele – Filme estrelado por Scarlett Johansson em um país não muito bem situado, cuja atividade da personagem se resume a atrair homens para uma estranha praia (ou lago ou piscina) em que são consumidos. Filme estranho com gente esquisita. Entrou na lista pelo desagrado que provoca.

8- Chef – Filme para cima, despretensioso, quase um road movie com o que promete ser uma praga no Brasil, os food trucks. Bom desempenho de atores em um filme fácil de se ver e de ser entendido. É a antítese de Sob a Pele.

7- O Homem Duplicado (Enemy) – Outro filme estranho baseado em livro igualmente estranho de José Saramago. Na verdade, só o argumento foi emprestado pelo Saramago, pois a história não guarda qualquer semelhança. Mas o filme mantém o interesse e provoca alguns questionamentos sobre nosso lugar no mundo e as vidas que poderíamos ter.

6- Mesmo se Nada Der Certo – Filme ingênuo do mesmo Diretor do aclamado e simpaticíssimo Once. Apesar de ter sido necessário enquadrar o Diretor ao padrão de comédia romântica americana, o filme consegue se salvar graças ao desempenho de Keira Knightley e Mark Ruffalo e, especialmente, às músicas de Gregg Alexander, da finada banda New Radicals, cujo fim lamento até hoje.

5- Grande Hotel Budapeste – Filme fantástico e colorido do festejado Diretor Wes Anderson. Não posso me considerar exatamente um fã do diretor, pois vi mais pretensão do que resultado em seus últimos filmes (O Fantástico Sr. Raposo e Moonrise Kingdom). No entanto, o Grande Hotel reúne personagens fantásticos a uma cenografia colorida, cujo resultado é um filme leve e tristemente engraçado. Recomendo.

4- Ela (Her) – Parece ser filme do ano passado, mas estreou em 2014 no Brasil. Filme excelente que testemunha a solidão da conectividade.

3- O Homem Mais Procurado – Último filma de Phlip Seymour Hoffman, ótimo ator que preferiu não mais viver. O tema é espionagem, tal como nos tempos da Guerra Fria, mas com enredo atual, com referências ao Islã e a terroristas (é preciso ter inimigos, não é mesmo?). Filme tenso, com bons atores e excelente roteiro. O final guarda alguma surpresa.

2- Garota Exemplar – É sempre motivo de expectativa saber que David Fincher está gravando algo. Assim, não perdi Garota Exemplar, seu último filme, comercial, é verdade, mas que não deixa a desejar. Trata-se de um suspense com algumas reviravoltas inesperadas, mas que é conduzido com mão firme e com boa direção de atores. Não é algo que ficará na história do cinema – já disse que o cinema vem perdendo relevância -, mas são 180 minutos de puro entretenimento de boa qualidade. É o filme pipoca do ano.

1- The Reunion (Aterträffen) – Excelente filme sueco que busca demonstrar como pouco dinheiro e um bom roteiro ainda podem fazer bom cinema. A história gira em torno de uma reunião de turma em que velhas histórias são relembradas. Uma personagem que sofreu bullying aparece naquelas festas de reencontro de turmas e a situação se desenrola quase que inteiramente com diálogos e atuação. É o velho cinema apoiado em uma boa ideia. Prova que não precisamos de super-heróis ou de jogos vorazes, e de seu dinheiro, para que bons filmes sejam realizados.

Gustavo Theodoro

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s