Sobre o Nome

                 Segue uma breve explicação sobre o nome do blog. Ágora, como todos sabem, era a praça central das Cidades-Estado gregas. Lugar de reunião, representava a esfera pública, local próprio para as discussões políticas.

Já o termo aporético não consta dos dicionários. Aporia, segundo o Aurélio, significa paradoxo ou dificuldades de ordem racional.

Os diálogos platônicos são ditos aporéticos. Isto porque, na metafísica doutrina platônica, somos seres que, quando nascemos, perdemos o contato com o mundo das ideias a que pertencemos. Com isso, nos esquecemos de toda a verdade. Isto explica por que os gregos utilizam alétheia como sinônimo de verdade, sendo que, literalmente, a expressão seria traduzida por desvelamento, no sentido de tirar o véu.

Assim, na teoria platônica, quando nascemos nos esquecemos de tudo, não cabendo, portanto, ensinar nada a ninguém, mas sim fazer as pessoas se lembrarem de um conhecimento esquecido.

Por isso, os diálogos estabulados por Sócrates não tinham por objetivo convencer ninguém de nada nem pretendiam ensinar o que quer que seja, sendo a maioria deles inconclusivo. O que ele pretendia era, por meio do debate de conceitos abstratos, aproximar da verdade os partícipes dos diálogos, dentro do pressuposto de que a verdade não está no outro, mas em nós mesmos, mesmo que esquecida.

Portanto, tomem aporético como inconclusivo, porém reflexivo.

 

Gustavo Theodoro

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s